Publicação em destaque

"Matei-o" - Teatro

O resultado da junção de 9 monólogos da obra "crimes exemplares" de Max Aub foi este, com confissões peculiares de personagens que no fundo... só queriam sossego, coitadas... https://www.facebook.com/antonysousa10/videos/vb.100000047167396/1201844059827155/?type=2&theater

Concussion



Sinopse: Baseado numa história verídica, "Concussion" retrata a teoria de Dr. Bennet Omalu, um neuro-patologista forense que acredita ter encontrado uma lesão cerebral com consequências graves na saúde mental das vítimas causadas pelos constantes choques a que os jogadores de futebol americano são sujeitos. Quem não aprecia de modo algum esta teoria é a NFL, a poderosíssima dona do negócio de biliões que é o futebol americano, travando-se assim uma espécie de confronto entre David e Golias.

Opinião:

Will Smith interpreta Dr. Bennet Omalu (inclusive no sotaque nigeriano que não é consensual entre os críticos) num filme que levanta a discussão sobre os efeitos colaterais de um jogo com altos níveis de agressividade, e que tem centenas de milhões de fãs. É um drama intenso, composto por um elenco de respeito. que além do acima referido Will Smith, contém também Alec Baldwin, Gugu Mbatha-Raw (Beyond the Lights), Albert Brooks, David Morse (Disturbia) e Luke Wilson. 
A trama começa quando acompanhamos a perturbação de um ex-jogador, o muito respeitado Mike Webster, um Hall of Fame, aqui interpretado por David Morse, numa performance curta mas com forte impacto. Quando o antigo atleta recorre ao suicídio para acabar com o seu sofrimento, vai parar às mãos de Dr. Omalu, encarregue da sua autópsia. Para o neuro-patologista forense algo não batia certo, então decidiu desenvolver um pouco mais a sua pesquisa, na busca de uma explicação para problemas mentais tão graves e tão evidentes num homem ainda longe da 3ª idade. Quando as mortes trágicas começam a suceder-se entre ex-jogadores da NFL, Dr. Omalu aumenta as suas suspeitas de que os tempos de prática desportiva destes homens possa estar relacionado com os indisfarçáveis problemas cerebrais que apresentavam. 
A partir do momento em que a personagem interpretada por Will Smith confirma a sua teoria, estão lançados os dados para uma guerra desproporcional com uma entidade poderosíssima, e que como é dito em certa altura no filme " é dona de um dia inteiro da semana. Dia esse que costumava ser da igreja".
Independentemente do sotaque nigeriano no inglês por parte de Will Smith, a sua prestação é sem dúvida de valor. Foi até ao último instante um dos favoritos a uma nomeação ao óscar, e talvez, o facto de tal não ter acontecido terá sido o principal factor no lançamento da controvérsia em torno da questão "oscars so white". Merecendo ou não essa nomeação (outros havia com a mesma legitimidade para alegar o mesmo, como Johnny Depp por exemplo), "Concussion" assinala o regresso da estrela a um patamar que lhe é familiar mas do qual estava afastado de há uns anos para cá depois do fracasso de "After Earth".
Em conclusão este é um sólido bom filme, sobre um dilema actual e real que está em discussão nos Estados Unidos. Para quem se interessar pelo tema é claramente recomendado. Para quem não se importar nem com futebol americano, nem com este problema detectado, provavelmente o enredo não terá força suficiente para fazer com que se importem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

How Can We Run Away From Us?

"Matei-o" - Teatro