Cinema:
Black Panther - O impacto de "Black Panther" em 2018 foi enorme, um impacto que foi bem para lá de unicamente cinematográfico e seguramente bem mais abrangente do que o universo de super heróis. Porém esta nomeação na categoria de melhor filme de drama soa a forçada e ajuda a uma crescente descredibilização dos globos de ouro ao longo dos anos.
Lady Gaga - Já vencedora de um globo de ouro referente ao seu papel em "American Horror Story" em 2016, Lady Gaga recebe agora uma nomeação importante como melhor actriz num filme de drama (além de estar também nomeada para melhor canção original, já que co-escreveu a música "Shallow"). A ligação entre as escolhas da imprensa estrangeira nos golden globes e o que sucede na noite dos óscares já não é o que era, no entanto não será de estranhar se dentro de um mês recebermos a notícia da nomeação para óscar da superestrela como melhor actriz principal.
Bradley Cooper - A partir do momento em que estreou "A Star is Born" rapidamente se apresentou como candidato a estar nas decisões dos grandes prémios cinematográficos do ano. O filme de Bradley Cooper é um sucesso de bilheteira e da crítica, fazendo do filme um sério candidato aos óscares, e do próprio Cooper um triplo nomeado (melhor realizador, melhor actor num filme de drama, e melhor filme de drama na condição de produtor) nestes globos. E tal como no caso de Lady Gaga é bem provável que repita as nomeações na cerimónia de entrega das estatuetas douradas em Fevereiro de 2019.
Melissa McCarthy - A hilariante actriz normalmente mais associada a comédia tem aqui uma nomeação para melhor actriz num filme de drama (pelo seu papel em "Can You Ever Forgive Me?") que pode alterar um pouco o rumo da sua carreira, variando mais entre géneros valorizando a sua versatilidade e talento indiscutível.
Green Book - O filme de Peter Farrely ("Dumb and Dumber; "Doidos por Mary") pode tornar-se no "Moonlight" de 2018, batendo-se de igual com filmes de outras dimensões e com outro mediatismo como "First Man", "A Star is Born", ou "Vice". Tem 5 nomeações para estes globos, ficando apenas atrás de "Vice" que recebeu 6. Melhor realizador, melhor argumento, melhor actor principal num filme de comédia ou musical, melhor actor secundário, e logicamente melhor filme de comédia ou musical. Portanto coloca uma forte hipótese de vitória em quase todas as principais categorias, faltando unicamente ter nomeados nas categorias de representação feminina.
Televisão:
Melhor Série de Drama - Normalmente a categoria mais aguardada da noite (costuma ser a última a ver o respectivo vencedor desvendado) sofre várias mudanças este ano, com as introduções de "Homecoming", "The Bodyguard", "Pose" e "Killing Eve". "The Americans" é a série favorita a conquistar o globo depois de ter ultrapassado "The Handmaid's Tale" nos Emmys deste ano. "The Handmaid's Tale" diga-se que surpreendentemente ficou de fora desta lista restrita.
Melhor Actriz de Drama - É sempre uma categoria muito renhida e este ano não será diferente. Elizabeth Moss representa "The Handmaid's Tale" nesta lista e poderia ser considerada a favorita a vencer em condições normais, mas não estando a série sequer nomeada essa ideia perde força. E perde sobretudo para Keri Russell ("The Americans"), nomeada pela 2ª vez pelo seu papel na série potencialmente vencedora já mencionada. Mas há ainda Julia Roberts ("Homecoming") e Sandra Oh ("Killing Eve". Apesar de apresentar os golden globes com Andy Samberg, e por norma quem apresenta este tipo de cerimónias e está nomeado não vence).
Jim Carrey - O homem das mil caras e da comédia mais carismática e extravagante está oficialmente de volta! O projecto "Kidding" fê-lo regressar à ribalta e uma segunda temporada está já garantida. Nomeado para melhor actor numa comédia ou musical (só por ele a(s) categoria(s) já mereciam ser separadas e viver independentemente, mas há muito mais ainda além de Jim Carrey para justificar um maior respeito pela comédia) e vendo como produtor "Kidding" ser nomeado para melhor série de comédia ou musical, esta é uma bela razão para aguardar com expectativa o anúncio dos vencedores na noite de 6 de Janeiro, para poder voltar a ver o canadiano num palco a ser reconhecido pelo seu talento (já ganhou 2 globos de ouro na sua carreira), e para ouvir palavras sábias de um comediante e actor inconfundível.
Minissérie ou Telefilme - Nesta categoria estão presentes dois títulos importantes da televisão em 2018: "Sharp Objects" e "American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace". Esta última tem 4 nomeações (melhor minissérie ou telefilme, melhor actor, melhor actor secundário, e melhor actriz secundária), reforçando o estatuto que conquistou nos Emmys de Setembro deste ano. "Sharp Objects" é resultante do livro com o mesmo título de Gillian Flynn (Autora de "Gone Girl" e "Dark Places") e é protagonizada por Amy Adams, nomeada e favorita a vencer na sua categoria.
Comentários
Enviar um comentário