Publicação em destaque

"Matei-o" - Teatro

O resultado da junção de 9 monólogos da obra "crimes exemplares" de Max Aub foi este, com confissões peculiares de personagens que no fundo... só queriam sossego, coitadas... https://www.facebook.com/antonysousa10/videos/vb.100000047167396/1201844059827155/?type=2&theater

Lista de Nomeados Oscars 2018 (Destaques: Surpresas e Ausências)


http://variety.com/2018/film/news/list-2018-oscar-nominations-1202668757/

Surpresas:

-
Get Out foi um dos primeiros filmes do ano a ter um forte impacto positivo na crítica e no box office, contando com um enredo original e criativo alavancando o regresso do género de terror para uma maior credibilidade, inovação, e protagonismo, argumento esse escrito pelo comediante Jordan Peele. Já na altura se falava na possibilidade de vir a ser nomeado, mas tendo em conta o género as probabilidades não lhe eram favoráveis, no entanto não só conseguiu a nomeação para melhor filme como ainda arrecadou a nomeação para melhor argumento original, realização (também a cargo de Jordan Peele), e melhor actor principal (Daniel Kaluuya, a sua 1ª nomeação).

- Christopher Plummer viu o seu trabalho realizado em tempo relâmpago em "All the Money in the World" ser recompensado com uma nomeação para melhor actor secundário, a sua 3ª nomeação. Sendo indiscutível a mestria de Plummer não deixa de existir no ar a teoria de que a academia tentou aqui passar a mensagem que o cinema vive muito bem sem Kevin Spacey (lembrar que o filme estava concluído com a participação de Spacey, mas à luz do escândalo recente associado ao actor, Ridley Scott, realizador de "All the Money in the World", decidiu refazer todas as cenas substituindo Kevin Spacey por Christopher Plummer). Algumas performances de 2017 fizeram o suficiente para legitimamente aspirarem a uma nomeação nesta categoria, como mais à frente irei referir.

- Logan surge com uma surpreendente nomeação para melhor argumento adaptado, o que para um filme do universo Marvel e sobretudo nas categorias de argumentação é incomum. A última versão de Hugh Jackman no papel de Wolwerine parece ter cativado a academia, sendo que para isso terá em muito contribuído a liberdade criativa nesta história em particular, fugindo um pouco aos restantes filmes associados a X-Men, e também porque não dizê-lo a ousadia de tornar o filme R-rated (pessoas com idade inferior a 17 anos só poderão assistir se acompanhadas por um adulto devido ao conteúdo gráfico e linguagem mais forte)

- The Big Sick passou despercebido à associação de imprensa estrangeira de Hollywood (responsável pelas nomeações e escolha de vencedores nos globos de ouro), mas recebeu uma meritória nomeação na importante (e este ano em particular muito interessante) categoria de melhor argumento original. Uma comédia romântica que se destaca na verdade que transpõe, ou não fosse esta a história real de como Emily V. Gordon e Kumail Nanjiani viriam a tornar-se marido e mulher.

- Christopher Nolan nunca deveria ser uma surpresa no que à premiação mais mediática e valiosa pelo trabalho realizado em cinema diz respeito, mas a verdade é que depois de ver o seu "Interstellar" ser injustamente ignorado pela academia, é de assinalar que "Dunkirk" não só está nomeado para melhor filme, como é o 2º filme com maior número de nomeações este ano (8 no total), com destaque claro para a 1ª (leu bem), 1ª nomeação de Nolan como melhor realizador. Não prevejo muitas conquistas para "Dunkirk" nas 8 categorias em que está nomeado, mas para quem já contribuiu com "Memento", "The Prestige", "Inception", o já referido "Interstellar", e ainda a trilogia épica de Batman para o mundo cinematográfico, esta apreciação do seu talento enquanto realizador já tem sabor a vitória.

- Timothée Chalamet é talvez o maior destaque nos nomeados para melhor actor principal. O jovem de 22 anos estreia-se nestas andanças graças ao seu papel em "Call Me By Your Name", acrescentando a isso, naquilo que foi um ano forte de afirmação, o seu contributo em "Lady Bird", outro dos filmes mais considerados do ano. Junta-se a Kaluuya nos rookies desta categoria, e terão como concorrência nada mais nada menos do que os pesos pesadíssimos: Denzel Washinghton, Daniel Day-Lewis, e Gart Oldman. 


Ausências:

- James Franco é provavelmente a primeira ausência notada nos nomeados de 2018. O seu papel em "The Disaster Artist" já lhe valeu um globo de ouro como melhor actor principal num filme de comédia ou musical, e tem acumulado nomeações em todos os grandes award shows, mas indiscutivelmente a polémica mais recente relativa a alegados assédios sexuais retirou o seu nome da corrida.

- Steve Carell vem acumulando papéis desafiantes nos últimos anos e recebendo críticas muito favoráveis mesmo quando sai da sua zona de conforto. Este ano em "Battle of the Sexes" obteve algum destaque e tem estado entre os nomeados na categoria de melhor actor secundário em várias galas de cinema importantes, mas desta vez ficou de fora.

- The Disaster Artist arrastado pela polémica envolvendo James Franco só conseguiu uma nomeação para o óscar de melhor argumento adaptado, ficando assim de fora na principal categoria de melhor filme numa lista onde era claramente esperado. 

- Michael Stuhlbarg e Armie Hammer são destaques óbvios de "Call Me By Your Name", um filme querido entre a academia e com uma palavra a dizer nas principais categorias, mas ainda assim estes dois nomes ficaram de fora da lista de melhores actores secundários.

- Steven Spielberg é um nome incontornável quando se fala de cinema, e o seu filme deste ano "The Post" parecia conter todos os ingredientes para ser um dos filmes mais falados na academia, incluindo Meryl Streep e Tom Hanks (porventura os dois actores mais consensualmente adorados nos Estados Unidos) no elenco, um tópico importante, e claro está a própria realização de Mr. Spielberg. No entanto o realizador ficou de fora da sua categoria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Matei-o" - Teatro