Publicação em destaque

"Matei-o" - Teatro

O resultado da junção de 9 monólogos da obra "crimes exemplares" de Max Aub foi este, com confissões peculiares de personagens que no fundo... só queriam sossego, coitadas... https://www.facebook.com/antonysousa10/videos/vb.100000047167396/1201844059827155/?type=2&theater

Oscars 2016

Há horas atrás ficamos a conhecer todos os nomes dos candidatos (podem encontrar a lista completa aqui em baixo) a receber uma estatueta dourada na próxima cerimónia dos óscares a ser realizada no dia 28 de Fevereiro de 2016. Entre esses nomes estão várias surpresas, e consequentemente na ausência de outros nomes também.
Deixo aqui uma lista dos nomeados mais surpreendentes, e outra com os intervenientes nas várias categorias que tinham hipóteses de figurar entre os candidatos mas ficaram de fora.

Nomeados Surpresa:

Melhor Filme - 

Brooklyn - Ficou de fora das escolhas para melhor filme de drama nos globos de ouro, e não está entre os candidatos a melhor filme do ano nos BAFTA, no entanto Brooklyn encontrou espaço entre os 8 candidatos a vencer um óscar.

Room - Não tão surpreendente já que fez parte dos 5 nomeados a melhor filme de drama nos globos de ouro, ainda assim claramente o filme menos sonante no meio de grandes produções e elencos mediáticos. Um drama que tem sido amplamente elogiado por todos, que recebe aqui o reconhecimento da qualidade apesar do orçamento limitado.

Melhor Actor -

Bryan Cranston - Com 4 nomes praticamente definidos pelas previsões dos especialistas, a grande dúvida figurava no 5ª vaga que acaba por ser preenchida pelo protagonista de Trumbo. É um testamento da qualidade do actor que se evidenciou em Breaking Bad, e que tem aqui um perfeita transição para a ribalta da sétima arte.

Actor Secundário - 

Tom Hardy - Numa categoria este ano extremamente imprevisível, com várias performances passíveis de serem nomeadas com todo o mérito, Tom Hardy acaba por sobressair nesta lista depois da ausência do seu nome na mesma categoria nos globos de ouro, SAG (prémios decididos apenas por actores) e nos BAFTA. Com esta nomeação surpresa "The Revenant" surge com 12 no total, o que realça ainda mais o favoritismo que tem para ser o grande premiado da noite.

Sylvester Stallone - Foi um dos grandes vencedores dos globos de ouro é verdade, mas não é menos verdade que a constante desconfiança e até menosprezo nas suas capacidades enquanto actor transportaram a dúvida na sua nomeação até ao momento da divulgação do seu nome por parte de John Krasinski. A personagem Rocky Balboa volta a oferecer razões para Stallone sorrir.

Melhor Actriz - 

Charlotte Rampling - Via o seu nome incluído nos nomeados apenas para os "Critics Choice Awards", até hoje. Uma das grandes surpresas de toda a lista, recebe a sua primeira nomeação para um óscar, cerimónia que vai atender já com 70 anos completados. O filme que lhe proporciona este momento é "45 Years".

Jennifer Lawrence - Mesmo tendo ganho o globo de ouro pelo seu papel em "Joy", não era unânime que fosse nomeada para o galardão dourado este ano. O filme acaba por não ter o impacto que os últimos projectos de David O. Russel têm tido, e com uma concorrência forte para esta categoria, JLaw podia ter ficado de fora. Mas assim não aconteceu, e com 25 anos garante a sua 4ª nomeação a um óscar.

Actriz Secundária -

Rachel McAdams - Havia 4 vagas praticamente asseguradas para melhor actriz secundária, Rachel McAdams completa o lote de nomeadas. Dentro de um elenco forte em "Spotlight", a actriz americana conseguiu destacar-se aos olhos da academia e alcançou a sua primeira nomeação da carreira. Não fazia parte do grupo de nomeados para os globos de ouro e BAFTA.

Realizador -

Lenny Abrahamson (Room) - Depois de não incorporar os nomeados em nenhuma das outras celebrações anuais do cinema, o nome de Lenny Abrahamson surpreende tudo e todos ao entrar nos 5 realizadores do ano. Vários nomes poderosos ficaram de fora (que poderão conhecer no próximo artigo), mas o que é certo é que "Room" caiu nas boas graças da academia, e está na luta para 4 das principais categorias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

How Can We Run Away From Us?

"Matei-o" - Teatro