Oscars 2016
Aqui vai uma lista com as ausências mais notadas no anúncio feito esta tarde dos nomeados aos óscares referentes ao trabalho desenvolvido em cinema no último ano.
Melhor Filme -
Carol - O grande ausente na corrida a melhor filme do ano. Considerado por alguns até um dos candidatos mais fortes a vencer o prémio mais apetecido, ficou de fora surpreendentemente numa lista que podia ir de 5 a 10 nomes e que acabou por ser composta por 8 filmes.
The Hateful Eight - Um ano com filme de Tarantino é sempre um ano de altas expectativas, e este não foi excepção. No entanto, "The Hateful Eight" fica de fora do top-8 e arrecada apenas 3 nomeações nas categorias de melhor actriz secundária, melhor banda sonora e melhor fotografia.
Straight Outta Compton - Apontado por muitos como um dos filmes do ano, "Straight Outta Compton" vê o seu nome afastado das grandes decisões tanto nos óscares como nos globos de ouro e BAFTA, tendo na nomeação a melhor argumento original um prémio de consolação.
Sicario - Uma das belas surpresas deste ano, amealhou 3 nomeações em categorias técnicas. Apesar de estar na lista a melhor filme do ano para os Critics Choice Awards fica longe da estatueta dourada.
Steve Jobs - Filme bastante apreciado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood como se viu pelas nomeações nos globos de ouro e premiação de Kate Winslet e Aaron Sorkin, não conseguiu integrar os 8 concorrentes à derradeira categoria a ser definida na cerimónia de 28 de Fevereiro.
Star Wars: The Force Awakens - A caminho de se tornar o filme mais produtivo da história do cinema, o mais recente episódio de "Star Wars" não foi a tempo de acrescentar esta nomeação ao seu indiscutível sucesso. Independentemente disso obteve 5 nomeações nas categorias técnicas e encara com optimismo a conquista das mesmas.
Beasts of No Nation - Seria sempre um outsider mas era identificado por muitos como uma possível surpresa, sobretudo se a lista tivesse chegado aos 10 nomes (como provavelmente deveria ter acontecido). O trabalho do seu elenco foi reconhecido dentro do mundo de actores, com a nomeação a melhor prestação colectiva do ano nos SAG awards.
Inside Out - O indiscutível favorito a ganhar melhor filme de animação poderia muito bem fazer parte do grupo final de nomeados (lá está, se tivesse sido composto por 10 filmes teria mais possibilidades). Ficou com a nomeação para melhor argumento original para compensar, e com a tal mais que provável vitória na sua categoria de animação, este ausência acabará por ser esquecida.
Melhor Actor -
Johnny Depp (Black Mass) - Foi talvez o primeiro nome a surgir como forte candidato à nomeação e até a vencer a categoria! Eventualmente esse aspecto terá feito com que perdesse força a sua candidatura, à medida que as mais vistosas performances do ano estavam mais frescas na memória dos votantes. O facto de não querer fazer campanha também terá contribuído para o esquecimento da sua actuação nesta lista.
Will Smith (Concussion) - Um excelente papel de Will Smith, regressando a um nível que se lhe reconhece, não chegou para convencer a academia. Mesmo tendo trabalhado um sotaque diferente (um detalhe sempre muito apreciado pelos que votam) e retratando um tema quente e muito em voga nos Estados Unidos, o actor já com 2 nomeações no currículo ficou de fora da corrida.
Mark Ruffalo (Infinitely Polar Bear) - Seria uma surpresa a sua inclusão é certo, mas só para quem não viu o seu papel em "Infinitely Polar Bear", que lhe valeu aliás a nomeação aos globos de ouro. Como foi nomeado na categoria de melhor actor secundário em "Spotlight", ainda mais difícil se tornou a possibilidade de ser nomeado. Mas que é uma das performances do ano que ninguém duvide!
Actor Secundário -
Jacob Tremblay (Room) - A grande revelação do ano! Foi escolhido pelos produtores de "Room" para concorrer como actor secundário, quando podia perfeitamente ter sido incluído na categoria de melhor actor onde teria mais hipóteses de ser reconhecido pelo seu extraordinário trabalho. Além de que se tornaria no mais jovem nomeado à categoria de sempre. Sendo incluído na listagem para papel secundário, encontrou um conjunto de intensa concorrência e foi o suficiente para ficar de fora. Ainda assim está nomeado nesta categoria para os SAG awards.
Idris Elba (Beasts of No Nation) - Talvez dos que ficaram de fora o que mais controversa criou. Prestação muito elogiada em "Beasts of No Nation", Idris Elba mais uma vez vê o seu nome esquecido pela academia depois de ser nomeado aos globos de ouro e BAFTA.
Michael Keaton (Spotlight) - Mais um caso que poderia ter ganho se tivesse sido pensado para a categoria de melhor actor. Assim viu-se ultrapassado pelo seu colega Mark Ruffalo e perdeu a possibilidade de conseguir a segunda nomeação consecutiva.
Michael Shannon (99 Homes) - Outro nome que tem surgido na maioria das listas referentes ao papel de actor secundário, mas que ficou para trás, também por participar num filme claramente com menos força que "The Revenant" ou "The Big Short" que levaram às nomeações de Tom Hardy e Christian Bale respectivamente.
Paul Dano (Love & Mercy) - Um filme que já estreou há algum tempo, e isso não terá jogado a favor do talentoso actor. Foi lembrado pela crítica, estando na corrida a ganhar o Critics Choice Award para melhor actor secundário.
Benicio Del Toro (Sicario) - Mais um exemplo do fantástico rol de escolhas que esta categoria proporcionou este ano! Enigmático e intenso em "Sicario" sem ter de dizer muito, aparentemente não foi o suficiente para atingir a sua 3ª nomeação.
Melhor Actriz -
Helen Mirren (Women in Gold) - Está entre as nomeadas nesta categoria para os SAG awards, mas não tinha vida fácil para integrar as 5 escolhidas para o óscar de melhor actriz.
Olivia Wilde (Meadowland) - Num ano menos brilhante teria provavelmente conseguido um papel de outsider nesta corrida, mas num ano sólido nesta categoria, o facto de "Meadowland" não ter tido grande impacto impediu-lhe a chance de ser nomeada, num papel extraordinário que realizou.
Maggie Smith (The Lady in the Van) - A incontornável Maggie Smith, já indicada 6 vezes à estatueta dourada, desta feita não chegou à lista final de 5 actrizes. Depois da nomeação aos BAFTA e globos de ouro, tinha boas hipóteses de fazer parte desse lote, mas no final, Charlotte Rampling ganhou esse estatuto.
Actriz Secundária -
Helen Mirren (Trumbo) - Aqui era mais clara a previsão de ser nomeada, tendo repetido a nomeação nos globos de ouro, BAFTA, Critics Choice Awards e SAG awards. Porém, foi ultrapassada no photo finish por Rachel McAdams.
Alicia Vikander (Ex- Machina) - Das duas performances (das várias que teve neste ano em cheio para a sueca) mais sonantes que protagonizou, em princípio só uma delas seria reconhecida. Essa escolha acabou por recair no seu papel em "The Danish Girl" em detrimento do seu contributo em "Ex-Machina.
Jane Fonda (Youth) - Nomeada ao globo de ouro, Jane Fonda voltou a deixar a sua marca neste ano cinematográfico, mas não o quanto bastasse para uma nomeação nesta categoria bem competitiva.
Argumento Original -
The Hateful Eight (Quentin Tarantino) - Mais ainda do que para melhor filme, "The Hateful Eight" fazia antever uma nomeação a melhor argumento original, e portanto mais uma nomeação do irreverente Quentin Tarantino. "Ex Machina", "Straight Outta Compton" e "Inside Out" foram os grandes beneficiados desta ausência.
Argumento Adaptado -
Steve Jobs (Aaron Sorkin) - O vencedor do globo de ouro, responsável por outros argumentos adaptados de sucesso como "The Social Network" e "Moneyball", numa das surpresas mais significativas acaba por ser afastado da corrida.
Realizador -
Ridley Scott (The Martian) - Do restrito lote de grandes surpresas dentro das surpresas, a não inclusão de Ridley Scott para melhor realizador será porventura a mais inesperada. Numa categoria concorrida, foi o grande vencedor nos globos de ouro, além de ter vencido como produtor para melhor filme de comédia (mesmo tendo em conta que podemos todos concordar que "The Martian" estará longe de ser um filme de comédia...), tem estado em todas as listas para todos os prémios nesta altura de premiações. Falha a presença nos óscares, onde até seria um dos favoritos a ganhar, celebrando aquela que é uma das carreiras mais importantes do cinema mundial.
Todd Haynes (Carol) - "Carol" é provavelmente o grande derrotado ainda antes mesmo da cerimónia começar. Longe das decisões para melhor filme, Todd Haynes vê agora também o seu trabalho de atrás das câmaras ignorado pela academia.
Comentários
Enviar um comentário