Publicação em destaque

"Matei-o" - Teatro

O resultado da junção de 9 monólogos da obra "crimes exemplares" de Max Aub foi este, com confissões peculiares de personagens que no fundo... só queriam sossego, coitadas... https://www.facebook.com/antonysousa10/videos/vb.100000047167396/1201844059827155/?type=2&theater

Nomeados Oscars 2017

Nomeados Oscares 2017

Foram hoje anunciados os nomeados para a aguardada cerimónia dos oscares, e entre confirmações e nomes já esperados, outros houve que apanharam os críticos de surpresa, e ainda ausências imediatamente notadas.

Confirmações - La La Land reforça aqui o seu estatuto como favorito à estatueta dourada para melhor filme do ano. Com 14 nomeações, iguala o recorde de todos os tempos de "Titanic" e "All About Eve", estando presente em todas as categorias mais importantes (melhor filme, realizador, argumento original, actor principal, actriz principal, e inclusive 2 músicas nas 5 nomeadas para melhor canção original!).

- Isabelle Huppert, a actriz francesa com o seu papel intenso em "Elle" conquista aqui uma nomeação para melhor actriz principal. A sua presença na lista acaba por ser uma confirmação e não tanto uma surpresa, já que era algo perspectivado pela maioria dos críticos, havendo até alguns que a considerem como forte candidata a vencer.

- Meryl Streep, é um nome incontornável quando falamos de cinema e de prémios, e aumenta aqui o seu inacreditável registo de nomeações (são agora 20!!). Não era totalmente certo que assim fosse, mas mais um papel notável de Meryl Streep, desta feita em "Florence Foster Jenkins" valeu-lhe o nome na lista. De notar que é a única presença de uma personagem num registo mais cómico de todas as categorias de representação. Ninguém melhor do que a rainha de Hollywood para relembrar a academia que comédia é tão ou mais relevante e complexo que drama.
- Os 9 nomeados para melhor filme não surpreendem, existindo claramente uma separação entre os que estão na luta pelo óscar (La La Land; Manchester by the Sea, Moonlight, Hacksaw Ridge, e com remotas possibilidades eventualmente Lion) e os restantes (Hidden Figures, Hell or High Water, Arrival e Fences). Pode discutir-se a ausência de "Nocturnal Animals" por exemplo, mas o facto de ter ficado de fora da lista para melhor argumento e até a exclusão de Aaron Taylor Johnson na categoria de actor secundário demonstra que a academia não prestou muita atenção ao filme de Tom Ford.

Surpresas - Viggo Mortensen nomeado a melhor actor principal é não só uma surpresa mas uma bela surpresa! Extraordinário papel em "Captain Fantastic" (que é fantastic!) valeu-lhe a justa nomeação. Estará fora da corrida à partida, mas fica o registo de que a academia esteve atenta a uma das personagens mais interessantes do ano, num filme independente de excelência.

- Amy Adams é porventura a ausência mais notada na lista de nomeados, não lhe tendo valido os papeis em "Arrival" e "Nocturnal Animals". Era até vista como concorrente mais próxima a Emma Stone e Isabelle Huppert pelo óscar, mas acabou por ficar de fora, e isto apesar de "Arrival" ter 8 nomeações.

- Ruth Negga, com o seu papel em "Loving" alcança a sua primeira nomeação à estatueta dourada. O facto de Amy Adams não ter cabido nesta categoria dever-se-à provavelmente à inclusão de Ruth Negga. Surpreende, mas não estará na corrida.

- Lucas Hedges, o jovem actor de "Manchester by the Sea" ganhou lugar na lista de nomeados de forma algo inesperada, mas reforçando o estatuto do filme em questão como um candidato a ter em conta na categoria de melhor filme.

- Michael Shannon, acaba por ser o único registo de "Nocturnal Animals" nestas nomeações. Quando se dava como certa a nomeação de Aaron Taylor Johnson (sobretudo depois de ter ganho o globo de ouro na mesma categoria) Michael Shannon é quem surge. Pela carreira que tem desenvolvido, Shannon merece esta sua 2ª nomeação aos oscares. Provavelmente terá sido deixado de parte noutros anos em que o seu nome deveria ter estado presente, porém tem aqui o reconhecimento da sua inegável qualidade.

- The Lobster, é mais uma bela surpresa que saiu do anúncio desta tarde! O filme viu incluído o seu nome na categoria de melhor argumento original, e o nome da própria categoria define "The Lobster". De uma originalidade desconcertante, uma grande performance de Colin Farrel (havia quem tivesse esperança de o ver nomeado também), e um outsider pela vitória.


 A cerimónia está marcada para a noite de 26 de Fevereiro, e será apresentada por Jimmy Kimmel.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

How Can We Run Away From Us?

"Matei-o" - Teatro